Manifesto pela Verdade e contra as Fakenews nas eleições

MANIFESTO PELA VERDADE E CONTRA AS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES

A democracia precisa de constante observância, cuidados e aprimoramentos para se consolidar. As campanhas e as eleições devem ser momentos para revigorar a democracia e a vontade popular, construída por pessoas livres e informadas para realizarem as escolhas que julgarem melhores.

Contudo, nos últimos anos, temos observado, no Brasil e no mundo, um recrudescimento de movimentos que desrespeitam o ambiente político e que buscam se viabilizar com a produção e utilização de notícias falsas (fake news), cujo propósito é atacar adversários políticos, desinformar e confundir a população.

Esse expediente ilícito e autoritário enfraquece o debate público, mais que isso, esvazia e descaracteriza o espaço democrático de troca de informações e opiniões, trazendo prejuízos enormes a toda sociedade.

Evidente que na política há espaço para discordâncias e críticas. As campanhas e os debates servem para aprofundar o diálogo e demonstrar as divergências sobre ideias e projetos. Ainda assim, eles devem se realizar de forma respeitosa, dentro de regras da convivência democrática, da dignidade das pessoas e do direito à informação. A mentira, a ofensa e a propagação de notícias falsas não podem ter lugar nas eleições.

Com esse espírito e consciência, com objetivo de propiciar uma campanha séria e íntegra, criamos esse manifesto, no qual defendemos e nos comprometemos que as eleições em Jundiaí devam acontecer em um nível elevado de diálogo, debate de ideias e propostas. Manifesto que é aberto para que os próprios candidatos e candidatas e seus partidos possam assumir o compromisso e a responsabilidade, perante a sociedade, de se guiar por esses valores democráticos essenciais durante as campanhas.

Jundiaí, 28 de setembro de 2020

Daniela 13
Candidata a prefeita de Jundiaí pelo Partido dos Trabalhadores

Para assinar o manifesto, clique aqui

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: